Translate/Traduza

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UMA DINÂMICA PARA A VIDA (uma dinâmica antiga com texto atualizado)

·        Vaso com água

Vaso cheio de água: aqui, neste contexto, simboliza Deus, toda a plenitude do seu amor por nós, fonte de restauração e purificação que gera vida.



(você vai depositando cada item a seguir dentro da água que está no vaso, refletindo no que acontece com cada um deles


·        Isopor

O isopor fica na superficialidade da água, não sabe se é ou se não é, não sabe se pertence ou não pertence à realidade apresentada. Ele não se envolve na água, em nossos tempos poderíamos dizer: é ligth. Por outro lado não absorve  uma gota sequer dessa água.

Trazendo para nossa realidade de cristãos: quer lembrar aquele cristão que até se simpatiza com a Igreja Católica, admira o Padre, olha com bons olhos algumas pessoas da comunidade, mas não se sente comunidade, não se sente igreja, não se deixa atrair e não se envolve com a vida eclesial e, também por isso, não se abre à misericórdia de Deus, fecha-se em si mesma e não permite que o Senhor haja, realizando a transformação necessária.

Como é algo estritamente pessoal, é inevitável o questionamento: e você, se porta como esse pedaço de isopor?


·        Giz

Ao mergulharmos o giz na água, podemos observar que, prontamente, ele absorve parte da água, no entanto, prende-a em si mesmo, só para si, não libera uma gota sequer.

Trazendo para nossa realidade de cristãos: Quantas vezes agimos como esse giz quando se refere às graças de Deus. As reconhecemos e tomamos posse delas. Ao contrário daquilo que seria a vontade do Senhor, prontamente partilhá-la, a retemos como algo só nosso.

Como é algo estritamente pessoal, é inevitável o questionamento: e você, tem comportamento semelhante a esse giz?


·        Papel

Ao colocarmos o papel na água, prontamente a absorve, se envolve nela, porém, por sua fragilidade, qualquer movimento mais brusco o faz despedaça-lo, é inconsistente.

Trazendo para nossa realidade de cristãos: Não é raro encontrarmos pessoas com atitudes semelhantes nas diversas comunidades cristãs, pessoas que se envolvem e assimilam as graças de Deus, mas são inconsistentes em si mesmas e, na primeira dificuldade, colocam-se como vítimas da situação e caem.

Como é algo estritamente pessoal, é inevitável o questionamento: e você, age como esse papel quando as dificuldades aparecem?


·        Pedra

Ao jogarmos uma pedra dentro d’água, ela afunda imediatamente, deixando-se envolver totalmente por ela. Por outro lado nenhuma gota dessa água consegue penetra-la, permanecendo tórrida, completamente seca no seu interior.

Trazendo para nossa realidade de cristãos: Aqui poderíamos citar como empolgação ou fanatismo: ao nos depararmos com a Palavra de Deus, ao nos aproximar da sua Igreja, muitas vezes ficamos tão eufóricos que não discernimos o real significado daquilo que nos é apresentado. Aqui entra o: "eu sou convertido", e aparece freqüentemente o "eu acho". A verdade é que ele está na igreja, mas não é igreja, pelo fato de não haver convicção doutrinária. É um cristão envolvido, mas não é um cristão fecundado pela graça do amor de Deus, não por culpa de Deus, mas por uma abertura pessoal necessária que até então não aconteceu.

Como é algo estritamente pessoal, é inevitável o questionamento: e você, age semelhantemente à essa pedra?


·        Esponja

É fácil notar que ao jogarmos uma esponja na água, não demora muito e ela fica completamente encharcada e envolvida pela água. Ao apertarmos essa esponja parte do líquido que ela contem lhe é tirada e, ainda assim, ela permanece molhada.

Trazendo para nossa realidade de cristãos: A esponja exprime o verdadeiro significado do ser cristão. Cristão é aquele que reconhece a graça de Deus, toma posse dela, a distribui e, ainda assim, não fica sem ela. A graça deve ser partilhada, quanto mais a partilhamos, mais a temos, é a matemática de Deus.


Como é algo estritamente pessoal, é inevitável o questionamento: e você, se ver como essa esponja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário